Câmara Municípal | Poder Legislativo do Munípio de Itaiópolis

Câmara Municípal | Poder Legislativo do Munípio de Itaiópolis

Indicações do Vereador Carolina Gaio

 A MESA DIRETORA DA CÂMARA DE VEREADORES DE ITAIÓPOLIS/SC

INDICAÇÃO Nº 204/2022

A Vereadora CAROLINA GAIO usando das atribuições contidas no Art. 103 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Vereadores, a pedido do Vereador Mirim Bryan Noan Perreira, INDICA ao Chefe do Poder Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, para que seja implantado um projeto chamado "Boa Visão" onde serão realizados exames gratuitos de acuidade visual para os alunos matriculados no ensino fundamental de escolas públicas.


JUSTIFICATIVA

Solicito que seja implantado um projeto chamado "Boa Visão" onde farão exames de acuidade visual para todos os alunos matriculados no ensino fundamental de escolas públicas. O exame deverá ser realizado uma vez no ano, os profissionais avaliam a visão dos alunos e quando for verificado que o aluno apresenta qualquer alteração visual, ele deverá ser encaminhado ao oftalmologista gratuitamente.
Dados mostram que os problemas de visão estão entre as principais causas de evasão e reprovação escolar. Exames oftalmológicos de rotina em crianças e adolescentes infelizmente ainda não são frequentes no Brasil. Dentro dessa realidade observa-se que a maioria das crianças já apresenta alguma queixa específica ao ser encaminhada ao oftalmologista pelos pais, pediatra ou até mesmo pela escola.
Nos países mais desenvolvidos é comum a detecção precoce dos problemas oculares, no Reino Unido, por exemplo, o exame ocular é realizado rotineiramente nos recém-nascidos, visando a promover o mais precocemente possível, adequada orientação terapêutica e outras condutas de suporte às doenças oculares
detectadas. Os indícios são vários e podem ser percebidos até com facilidade. Embora aqui no Brasil existam esses exames nas maternidades há um longo caminho a ser realizado.
Na escola, crianças e adolescentes que apresentam sinais de problemas em sua visão demoram para copiar as atividades, falta de atenção ou necessidade de sentar muito perto do quadro aparecem como sinais também. O processo de ensino-aprendizagem depende primordialmente da visão. Com tais deficiências, os alunos, são impedidos de ter acesso ao conhecimento e seu desempenho cai.

Itaiópolis 12 de setembro de 2022

CAROLINA GAIO
Vereadora




Mais Indicações do Vereador Carolina Gaio


  • até

1 2 3 4 >>
Total de indicações: 79
Página atual: 1


Palavra Chave

Buscar Leis de Itaiópolis

Vereadores

Vereadores
Av. Tancredo Neves, 68 - Centro - 89340-000 - Itaiópolis-SC - (47) 3652-2233 - contato@camaraitaiopolis.sc.gov.br
Cámara Municipal de Itaiópolis - Todos os Direitos Reservados