Câmara Municípal | Poder Legislativo do Munípio de Itaiópolis

Câmara Municípal | Poder Legislativo do Munípio de Itaiópolis

Moção

 MOÇÃO DE APLAUSOS

Os Vereadores KELY FERNANDA ESTRISER, ADRIANO CEMBALISTA CAROLINA GAIO, EDSON ALCIONE DA SILVA, EVERSON ANUAR PORTELA JANUÁRIO DONIZETE CARNEIRO , DIOGO TELES CORDEIRO e OTAVIO MELNEK, usando das atribuições contidas no Artigo 109 do Regimento Interno desta Casa de Leis, RESOLVEM em forma de MOÇÃO DE APLAUSO parabenizar à Escola de Educação Básica “Virgílio Várzea”, pelos 80 anos de serviços prestados à Educação.
No ano de 1937, a única Escola que funcionava na cidade de Itaiópolis, era o Colégio São Luiz que estava localizado ao lado da Igreja Católica a quem ele pertencia. A instituição era administrada pelas irmãs vicentinas. Como essa Escola não conseguia atender a todas as crianças da cidade e do interior, o então Prefeito Municipal provisório, Senhor Germano Wünsch resolve construir, nos fundos do antigo Hospital, um novo grupo escolar. Ainda em 1936, resolve iniciar a construção do prédio, que é inaugurado em 1942, onde, num plebiscito, a população decide chamá-lo de “Grupo Escolar Virgílio Várzea”, em homenagem ao ilustre professor, poeta e escritor catarinense. Dessa forma, no ano corrente esta importantíssima Escola, já nomeada Virgílio Várzea, está completando seus 80 anos.
Neste mesmo ano, sob a Direção do professor Herberto de Freitas Tibau inicia suas atividades contando com 177 alunos, que se prolongando até o ano de 1950, ocasião em que o imóvel foi ampliado e transformado no Antigo Hospital Santo Antônio. Em maio de 1949, o Prefeito Municipal da época, Paulo Erico Wielevski, obtém recursos junto ao Governo e autoriza a construção do atual prédio num terreno doado pela Prefeitura, hoje Rua Professor Iteir Vitório Carvalho. Em respeito à decisão da população, mantém-se o nome Virgílio Várzea, e o novo prédio é inaugurado no dia 31.01.1951. Esta nova Escola teve como Diretor o professor Américo da Silva e 181 alunos distribuídos em 07 turmas, sendo 06 turmas do curso primário e uma turma de Curso Normal, que formou os primeiros professores do Ensino Primário, os quais passaram a lecionar nas Escolas do interior do município. Nestes 80 anos de serviços prestados à comunidade, são expressivas as conquistas alcançadas. Muitos foram os mestres que contribuíram para a Educação de milhares de crianças, jovens, adultos e anciões que por este educandário passaram e hoje integram a sociedade nas mais diversas profissões.
Atualmente são mais de 70 funcionários, sendo 01 diretor, MARCELO VEIGA, 02 Assessores de Direção, CASSIANO GERVÁSIO RODRIGUES e KELY FERNANDA ESTRISER, 60 Professores, 01 Orientadora Educacional, 02 Assistentes de Educação, 02 Assistentes Técnicos Pedagógicos e 03 Agentes de Serviços Gerais (Empresa tercerizada) que direta e indiretamente prestam serviços de ensino-aprendizagem para em torno de 900 alunos tanto da área urbana, como provenientes de diversas comunidades do interior do município. É um orgulho para toda a Comunidade da Escola de Educação Básica Virgílio Várzea mostrar valor e respeito a nossa Amada Pátria, Brasil!!!
Transmita-se o teor desta a todos da Escola de Educação Básica Virgílio Várzea
Itaiópolis, 07 de novembro de 2022.

DIOGO TELES CORDEIRO
Presidente da Câmara de Vereadores

ADRIANO CEMBALISTA
CAROLINA GAIO
EDSON ALCIONE DA SILVA
EVERSON ANUAR PORTELA
JANUÁRIO DONIZETE CARNEIRO
KELY FERNANDA ESTRISER
OTÁVIO MELNEK

Vereadores




Mais Projetos


  • até

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 >>
Total de Moção: 273
Página atual: 1


Palavra Chave

Buscar Leis de Itaiópolis

Vereadores

Vereadores
Av. Tancredo Neves, 68 - Centro - 89340-000 - Itaiópolis-SC - (47) 3652-2233 - contato@camaraitaiopolis.sc.gov.br
Cámara Municipal de Itaiópolis - Todos os Direitos Reservados