Na tribuna da quarta sessão ordinária da Câmara

Na tribuna da quarta sessão ordinária da Câmara  A sessão ordinária do dia 19 de fevereiro iniciou pontualmente no horário regimental sob a presidência do vereador Osvaldo Bueno com participação popular de 22 assistentes entre estes, líderes comunitários, imprensa e assessoria parlamentar de Deputado Estadual.

Na tribuna...

O vereador Otávio Melnek saudou eloquentemente os presentes e iniciou seu discurso dizendo que: “A limpeza nada mais é que o ato de remover impurezas, excessos desnecessários seja de um local, de um objeto, do corpo, mas que também vai além do ato físico, podendo ser aplicado aos próprios pensamentos, ao espírito, nossa alma”. A intenção do vereador era ter atenção das pessoas para tratar de uma indicação feita por ele em outubro passado, a qual propunha ao poder executivo a limpeza de entulhos provenientes de manutenções do próprio cemitério e do matagal que tomou conta deste terreno nos fundos do Cemitério Municipal. Terreno este doado pelo Sr. Francisco Bilicki ao município como lembrou o vereador Otavio Melnek. Deu ênfase quanto ao necessário para que aconteça a limpeza e a importância que devemos dar no cuidado e zelo do patrimônio público, principalmente um patrimônio que guarda tantas lembranças e saudades. Prosseguiu com seu pronunciamento reforçando seu pedido ao poder executivo através da indicação 20 de 2018 na qual propôs que através da Secretaria Municipal de Obras sejam feitas obras de melhorias na Estrada de São Pedro Velho: “Estrada esta que atenderá a necessidade de escoamento da safra de grãos e também o direito de ir e vir garantindo a segurança das pessoas”, frisou. Finalizou agradecendo o espaço a ele destinado e concluiu dizendo que, “Viver é prazeroso a partir do momento que aprendemos a conviver e temos plena consciência que para termos nossos direitos atendidos antes precisamos ter compromisso com nossos deveres, ou ao menos nos esforçarmos para tal”.

Vereador Celestino no uso do espaço destinado pelo presidente na tribuna, saudou os presentes e iniciou sua fala dando reforço a indicação da confecção de uma lombada na entrada do km 27, sugeriu encaminhamento de oficio ao engenheiro do Deinfra pedindo estudo de viabilidade para construção de um trevo ou mesmo uma lombada visando mais segurança a quem utiliza a SC 114.O Vereador Osvaldo Bueno, solicitando uma parte, comentou acerca do perigo real do uso daquela via e se comprometeu através da mesa diretora encaminhar ofício pedindo auxílio ao órgão competente responsável pela via, no que for necessário para conter o excesso de velocidade. Pediu atenção as indicações que pedem pedras para a estrada da comunidade de Santos Dumont entre as propriedades das famílias Max e Oribka e finalizou agradecendo ao Prefeito e ao Secretário de Obras ter sido atendido acerca da recuperação da estrada de Serzedelo, também do concerto de uma ponte no São Pedro Velho e por ter sido atendido antes mesmo de ter feito a indicação acerca de obras de melhoria em uma ponte em Santos Dumont. Finalizou e agradeceu o espaço ao presidente Osvaldo Bueno.

Vereador Julmar Zerger saudou a mesa diretora e os presentes e iniciou seu discurso reforçando a indicação que propõe estudo ao Deinfra acerca da possibilidade da construção de uma rotatória no acesso do KM27, pelo alto risco de acidente e do próprio vereador por pouco não ter se envolvido em uma colisão com uma motocicleta quando voltava de um casamento na localidade. Disse estar torcendo pelo prefeito para que ele consiga trazer a obra de revitalização, que embelezará a entrada da cidade e é muito importante para os itaiopolenses. Mas, frisou “que mesmo que não aconteça a revitalização temos que tomar providência quanto ao excesso de velocidade naquele trecho”. Também sustentou em tribuna sua indicação que propõe ao departamento de obras, melhorias na Rua Nereu Ramos onde o calçamento afundou e após as chuvas muita água fica empossada, apodrecendo e causando desconforto a quem utiliza a via. Finalizou reforçando o requerimento em conjunto com o vereador Francisco Kuiava pedindo informações sobre o andamento da obra do Centro da Terceira Idade em Alto Paraguaçu.

Vereador Felipe Tavares iniciou saudando todos os presentes e iniciou seu discurso reforçando seu pedido feito através das indicações as quais propõe ao poder executivo obras de melhorias, recuperação de uma ponte e reforma e na estrada do Rio da Lousa, também que sejam realizadas melhorias no antigo Posto de Saúde da localidade de Bom Sucesso, como reforma no banheiro e aquisição de alguns móveis que facilitem os trabalhos naquela unidade, ambas indicações visam atender necessidades na comunidade de Bom Sucesso. Finalizando saudou o Dia do Esportista, que acontece em 19 de fevereiro. Parabenizou os itaiopolenses que praticam algum tipo de atividade física destacando: “Porque praticar atividade física significa que estamos nos prevenindo de um problema de saúde pública mundialmente conhecido como Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e que pasmem os senhores, são responsáveis por mais 60 por cento das mortes no mundo” (OMS) e finalizou dizendo: “Então esportistas itaiopolenses, parabéns por cuidarem de vocês, que todo dia vocês acordem inspirados e motivados a colocar essa máquina maravilhosa criada por Deus que chamamos de corpo humano para suar, cansar e sentir os prazeres de uma boa atividade física”.

Encerrada a palavra livre e chegando aos fins dos trabalhos, passou-se as ordens do dia, onde deu-se a leitura, discussão e votação dos requerimentos de informação número 04 de 2018votado e aprovado por unanimidade, o requerimento 05 de 2018 também lido, discutido e aprovado por unanimidade de votos.
Sessão encerada as 19H09min.