Câmara Municípal | Poder Legislativo do Munípio de Itaiópolis

Câmara Municípal | Poder Legislativo do Munípio de Itaiópolis

A sessão ordinária de 05 de março

 A sessão ordinária iniciou pontualmente as 18h15 sob a presidência do vereador Osvaldo Bueno cumprindo o protocolo regimental.

Na tribuna...


O vereador Otavio Melnek
justificou as indicações de número 38 e 39 que fez ao poder executivo juntamente com o vereador José Valdir Blaszkoski propondo obras de melhorias nas estradas de Rio do Bispo e Nova Esperança:

-“Estradas estas, senhores vereadores, fortemente castigadas pelas últimas chuvas e que necessitam urgentemente de reparos para que não fiquem em piores condições ou logo venham oferecer maior insegurança aos seus usuários”.

Agradeceu o espaço em tribuna e felicitou o vereador Bueno pela passagem de seu aniversário.

O vereador Celestino Smangozeski
saudou os presentes em seguida justificou suas indicações onde pede algumas cargas de pedra para a estrada da Campina para que se possa resolver um problema de “borrachudo” e também para que se faça a limpeza de alguns bueiros, “envaletamento”, “encascalhamento” e o patrolamento, que se faça a recuperação da estrada da família Smangozeski do Distrito de Taió. Agradeceu ao prefeito por autorizar abertura de licitação para compra de duas academias uma na Iracema e outra no Distrito.

-“São academias de grande valia para as comunidades”.

Finalizou pedindo ao presidente que se altere a regra acerca do protocolo das moções.

O vereador Francisco Kuiava
em uso da tribuna saudou os presentes e em nome das funcionárias da casa cumprimentou todas as mulheres itaiopolenses. Proferiu discurso as mulheres por conta do dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, homenageou as mulheres relembrando de fatos históricos relacionados as ex-vereadoras Josete Heyse Tavares, Sonia Rocha Hasselmann Bednarczuk, Marcia de Souza Pereira Paes, Rose Dresseno, Angela Linzmeyer, Ileusa Hubner e Marlete Arbigaus.

- “Senhor presidente e caros colegas vereadores, em nome destas mulheres que enfrentaram todas as dificuldades que nos bem conhecemos para estar aqui, gostaria de saudar a todas as mulheres itaiopolenses, que lutam diariamente pelo desenvolvimento de nossa cidade, pela felicidade da família, pela saúde de nossos filhos. As relações humanas do século vinte e um exigem mais responsabilidade social, compromisso, afeto e emoção. Sentimentos que são peculiares da natureza feminina. Qualquer conquista digna não mais se faz pela força, mas sim pela sensibilidade, poder de persuasão e diálogo franco, onde a verdade é sempre a base do entendimento”, finalizou!

O vereador Felipe Tavares no uso da palavra saudou os presentes com brevidade trouxe a tribuna uma das tantas necessidades que a comunidade do Bom Sucesso enfrenta, a falta de coleta de lixo domiciliar.

-“Estou fazendo uma indicação ao poder executivo para que através do departamento de meio ambiente, organize no mínimo, um dia mensal para que se faça a coleta do lixo doméstico na localidade de Bom Sucesso. O problema vem aumentando conforme o lixo está se acumulando nas residências e locais inadequados e por meio da indicação número 44 de 2018 peço ao poder executivo que encontre uma solução para este problema”.

Encerrou seu pronunciamento agradecendo a oportunidade e aproveitou para felicitar os aniversariantes Otavio e Bueno pela passagem do seu dia.

O vereador José Roberto Plonkovski
em seu momento destinado ao uso da tribuna falar de suas indicações, uma propondo ao poder executivo a recuperação da estrada de São Pedro em toda sua extensão:

-“Afim de que os danos na malha viária não se agravem com os próximos dias de chuva e escoamento da safra 2018 e com isso os moradores fiquem prejudicados para transitar e também temos que garantir que as crianças e jovens cheguem as escolas com segurança e conforto”.

E reforçou sua indicação qual propõe ao poder executivo a construção de uma lombada na Rua Jorge Lacerda no Bairro Vila Nova:

-“Os moradores estão preocupados com o excesso de velocidade praticado por alguns motoristas que colocam a vida de todos que usam essa referida rua diariamente em risco”.


Encerrou seu pronunciamento parabenizando a comunidade de Iracema pelo sucesso da 38º Romaria Penitencial, saudou os aniversariantes Otavio e Bueno e finalizou parabenizando a todas as mulheres em menção ao dia 08 de março.

O vereador Ivan Rech no uso da tribuna saudou os presentes e trouxe através de seu discurso reforço da indicação feita na semana passada, de número 33 de 2018, qual propõe ao poder executivo intensificação de fiscalização dos terrenos baldios e obriguem seus proprietários a fazer a limpeza.

-“Percorrendo o município tenho observado que existem muitos terrenos baldios cobertos pelo mato e os proprietários são obrigados a conservá-los em perfeito estado, que sejam limpos. Estes matos que crescem nestes terrenos ajudam na proliferação de mosquitos e eventualmente até o zica vírus além de serem locais de depósito de lixo”.

Justificou sua indicação qual propõe ao poder executivo a colocação dos tubos que já se encontram a disposição na Rua Reinoldo Hubner, necessitando somente da mão de obra. Em seu pronunciamento, trouxe ao conhecimento público um pedido de um morador do São Lourenço, que pediu ao vereador para averiguar as condições do ônibus escolar da linha 10, qual aponta que a capacidade do veículo é para 23 alunos, mas a lotação está atingindo entre 42 e 44 dependo o dia, senhor Rech informou que oficio pedindo a verificação do fato foi encaminhado à Secretaria de Educação qual também pede avaliação das condições do veículo e finalizou seu discurso parabenizando os organizadores da 38ª Romaria Penitencial.

O vereador Osvaldo Bueno
, utilizando da palavra justificou sua indicação propondo ao poder executivo obras de melhorias na estrada da Campina e reforçou com ênfase sua indicação ao poder executivo onde pede celebração de convênio entre Itaiópolis e o hospital Nossa Senhora do Rocio de Campo Largo/PR:
-“O que me traz a essa tribuna é sobre nossa saúde. Sabe-se bem que os investimentos federais e estaduais não acompanham o crescimento da demanda (...) por isso faço essa indicação, para que num pequeno espaço de tempo possamos zerar a fila de cirurgias e exames e assim nosso povo tenha os resultados que tanto procuram.

Finalizou agradecendo a oportunidade e saudou seu colega Otavio pela passagem de seu aniversário.


Ordem do dia...


Projeto de 006 de 2018 que trata sobre descarte de lâmpadas, pilhas e baterias, todos os pareceres das comissões favoráveis. Em discussão o vereador Julmar Zerger parabenizou a iniciativa do projeto. O autor do projeto vereador Ivan Rech justificou sua importância para a prevenção da contaminação do solo e lençóis freáticos pelos resíduos destes materiais e seguindo para votação, o projeto foi aprovado por unanimidade. Projeto agora segue para sanção ou veto do prefeito municipal.

Projeto de lei 007 de 2018 de autoria do poder executivo que autoriza crédito adicional suplementar, teve os pareceres das comissões favoráveis, ninguém se manifestando para discussão seguiu em votação e foi aprovado por unanimidade.

Requerimento de informação acerca das gratificações do PMAQ feitos pelos vereadores Ivan, Felipe, Otavio e Osvaldo, não houve discussão seguindo para votação foi aprovado por unanimidade.
Moção de congratulação a funerária Envida pela doação de R$250,00 para a capela mortuária de Alto Paraguaçu feita pelo vereador Celestino, não houve discussão seguindo para votação foi aprovada por unanimidade.

Encerrados os assuntos o presidente convocou os vereadores para a sessão do dia 12 de março.



Mais Notícias



Palavra Chave

Buscar Leis de Itaiópolis

Vereadores

Vereadores
Av. Tancredo Neves, 68 - Centro - 89340-000 - Itaiópolis-SC - (47) 3652-2233 - contato@camaraitaiopolis.sc.gov.br
Cámara Municipal de Itaiópolis - Todos os Direitos Reservados