Câmara Municípal | Poder Legislativo do Munípio de Itaiópolis

Câmara Municípal | Poder Legislativo do Munípio de Itaiópolis

Sessão ordinária do dia 23 de abril

Sessão ordinária do dia 23 de abril A sessão ordinária de 23 de abril do corrente ano iniciou em conformidade regimental.


Na tribuna:


O Vereador Francisco Kuiava trouxe ao conhecimento do município o quanto a comunidade da Paróquia Santo Estanislau vem se empenhando para promover sua tradicional festa nos dias 05 e 06 de maio e que junto a este trabalho existe uma grande preocupação:

-“Estamos organizando em nosso Bairro um final de semana para nos confraternizar e nós moradores estamos preocupados em oferecer segurança para nossas crianças, idosos e visitantes para que transitem em paz nas ruas de Alto Paraguaçu” destacou.

O vereador mostrou imagens dos tapumes instalados na construção do Centro de Convivência em Alto Paraguaçu e apresentou argumentos que apontam que estes tapumes, não estão em conformidade com o que prevê o Código de Edificações do Município de Itaiópolis.

-“Essa estrutura não está mais cumprindo com seu papel fundamental, está caindo e onde foi fixada é ilegal, está oferecendo alto risco a vida e a segurança de nossas famílias, porque está impedindo uma visão segura dos motoristas, os pedestres têm que transitar na mesma via dos veículos e por fim tem tanto buraco que qualquer um entra na construção, esses tapumes não protegem mais nada a não ser malandro que precisa se esconder para inventar arte”.

Encerrou seu discurso solicitando a mesa diretora envio de ofício a Defesa Civil em conjunto com o Departamento de Obras e Urbanismo, pedindo para que se olhe para essa situação de insegurança pública e se faça a remoção desses tapumes.

-“Senhor Prefeito Reginaldo Fernandes Luiz, o senhor tem o poder, nos ajude a deixar nosso Bairro bonito e seguro para nossas famílias”, finalizou.

O Vereador Julmar Zergerfalou sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Cras de Itaiópolis e que estes são desenvolvidos por uma equipe de dois profissionais, uma Assistente Social e uma Psicóloga.

-“Não tem ninguém que atenda lá na frente e conversando com o Maurício (Secret. De Adm.) ele falou que existe a possibilidade de colocar lá um estagiário(a) que esteja cursando Serviço Social”, comentou.

Demonstrou nas palavras estar seguro que o poder executivo irá estudar sua indicação e contratar este profissional para auxiliar nos trabalhos do Cras.

Outros assuntos levados a tribuna pelo edil tratam de obras de infraestrutura em ruas e estradas do município, uma indicação para conclusão do calçamento na Rua João Hirth e uma em conjunto com o Vereador Osvaldo Bueno para obras de melhoria na Estrada Geral do Rio Vermelho nas proximidades da Capela Espírito Santo.

O Vereador Celestino Smangozeski iniciou seu discurso com saudosismo em ver presente na sessão o companheiro de câmara da legislatura passada, Sr. Cássio Bilicki, disse ser uma honra ver o amigo prestigiando os trabalhos do poder legislativo.

-“Você sempre brigou pelas coisas justas, da mesma forma que nós somos pelas coisas certas e o vereador fez um excelente trabalho nos 4 anos passados (...) trabalhava pelo município, seguindo a lei e trabalhando pelas coisas justas, que é isto que nós temos que fazer, somos pessoas eleitas para isso, nós não podemos pensar em benefício próprio”, destacou.

Seguiu justificando e reforçando sua indicação de limpeza e pintura dos meio fios em Alto Paraguaçu:

-“Com antecedência pedimos ao setor de obras para que faça a limpeza e pintura dos meio fios no Bairro Alto Paraguaçu, o Bairro recebe muitos visitantes durante a tradicional festa do Padroeiro Santo Estanislau e é necessário causar uma boa impressão”, comentou.

Falou sobre que as obras de calçamentos nas duas ruas de Alto Paraguaçu e na rua do Bairro Bom Jesus estão em andamento e que se sente satisfeito, pois este trabalho está sendo realizado graças aos recursos devolvidos ao Poder Executivo pela Câmara no ano passado.

Finalizou informando que na próxima sessão ordinária apresentará indicação ao poder executivo para que se desenvolva um trabalho de paisagismo nos canteiros centrais das Ruas de Alto Paraguaçu, substituindo os cedrinhos, comentando que muitos estão secando e outros são depredados por algumas pessoas e seus automóveis.

O Vereador Ivan Rech trouxe a tribuna a resposta ao requerimento de informação feito ao Departamento de Planejamento e Projetos da Prefeitura. O assunto tratava de um parecer do setor de engenharia, apontando se os redutores de velocidade instalados nas Ruas Padre José Kulcheski, Henrique Koening e na Estrada Geral de Santo Antônio estão regulamentados de acordo com a resolução 600/2016 do Contran quanto a seus tamanhos e a existência de sinalização. A resposta foi que, consultando os projetos de pavimentação das ruas Pe. José Kulcheski e Henrique Koening, as lombadas são inexistentes e provavelmente foram instaladas a pedido de terceiros, quanto a lombada na estrada geral de Santo Antônio, esta foi instalada pelo departamento de obras do município a pedido dos moradores no entorno. Se as lombadas existentes no município forem alvo de um estudo técnico, as análises constataram que poucas atendem a resolução do Conselho Nacional de Trânsito quanto a seus tamanhos e sinalização adequada.

-“Diante disto senhores vereadores, vamos solicitar a prefeitura que faça um levantamento geral das lombadas que não estão legalmente estabelecidas e que na medida do possível se comece a fazer os devidos ajustes de dimensões e sinalização. Temos diversos tipos de vários tamanhos (...) que a medida do tempo consigamos de maneira gradativa adequar esses redutores de velocidade dentro das normas vigentes e que com o tempo consigamos padronizar essa questão de lombadas em nosso município”, destacou.

Disse estar preocupado com uma notificação de alerta emitida pelo Tribunal de Contas do estado a prefeitura municipal, alertando sobre o executivo municipal estar em 90% do limite máximo previsto na lei de responsabilidade fiscal em relação a despesa com pessoal.

-“Minha preocupação é que o município sofra sanções, já que se ultrapassar o limite máximo estabelecida na lei”, comentou.

Finalizou informando que está disponível o relatório contábil do 3º quadrimestre de 2017, alertou quanto a se adotar uma maior prudência na hora de contratar para que eventualmente sobrem recursos para atenderem outras necessidades que o município precisa.

O Vereador Osvaldo Bueno foi à tribuna agradecer aos vereadores que representaram a Câmara no evento promovido pelo Conselho Municipal de Turismo no dia 18 de abril. É de imensa importância a participação do Poder Legislativo em movimentos que promovam desenvolvimento.

- “Muito obrigado e tenho certeza que a presença de Vossas Excelências foi de imensa valia para os premiados e ao Conselho Municipal de Turismo”.

Em seguida prestou contas acerca das melhorias feitas no mobiliário do plenário, mostrou ser uma atitude necessário porque os móveis do plenário estavam com mais de 15 anos de uso, com manchas, quebrados e já não proporcionavam uma boa aparência ao plenário.

-“Como não dava para substituir só as partes quebradas, optamos por comprar preço mesas novas, pesquisamos, buscamos orçamentos, estudamos preços, negociamos, buscamos chegar a um valor justo e essas mesas que os senhores e senhoras podem ver custou R$6.300,00 reais”, comentou.

Algumas partes dos moveis antigos, que ainda estavam em boas condições foram cedidos a Prefeitura, a mesa diretora e a tribuna estão no salão nobre e algumas partes das mesas menores estão sendo usadas pela Secretaria de Obras na garagem.

-“Está tudo dentro do planejamento orçamentário desta gestão, não está sendo gasto nada de absurdo, se está acontecendo é porque é necessário que aconteça, o povo pode ficar sossegado que vai sobrar dinheiro no final da gestão dessa mesa diretora, estamos economizando e vamos poder ajudar a melhorar a infraestrutura da nossa cidade” finalizou.





Mais Notícias



Palavra Chave

Buscar Leis de Itaiópolis

Vereadores

Vereadores
Av. Tancredo Neves, 68 - Centro - 89340-000 - Itaiópolis-SC - (47) 3652-2233 - contato@camaraitaiopolis.sc.gov.br
Cámara Municipal de Itaiópolis - Todos os Direitos Reservados