Sessão Ordinária de 14 de maio

Sessão Ordinária de 14 de maio  Crianças, adolescentes e famílias desestruturadas, espaços públicos invadidos por sem tetos e usuários de álcool e drogas, segurança pública e estratégia para aumento de policiais, dia do profissional de enfermagem e o crescimento da deficiência na mobilidade do trânsito itaiopolense foram os assuntos da Sessão Ordinária do dia 14 de maio.

O primeiro assunto debatido pelos vereadores foi sobre crianças, adolescentes e famílias desestruturadas. Assuntos complexos acerca de um sério problema social impulsionado pelo consumo excessivo de álcool e drogas por crianças, adolescentes e adultos, segundo dito, na maioria dos casos decorrentes nas áreas de bolsões de pobreza que se formaram ao longo das décadas em pontos específicos do município. Também dentro deste contexto só que na área central da cidade, novamente o assunto discutido, foi a invasão do cemitério municipal, que está sendo usado nos últimos meses como “moradia” por três sem tetos e conforme relato de vizinhos e cidadãos que visitam o túmulo de entes, estas pessoas que invadiram esse patrimônio público estão causando prejuízos sérios na estrutura do cemitério e também gerando problemas a saúde pública acumulando todo tipo de lixo no local.

Em milhares de cidades em todo o mundo, a questão dos moradores de rua está sendo tratada como a maior crise moral e humanitária de nossos tempos e a grande pergunta que estas comunidades entenderam que deve ser respondida é: Como fazer para ajudar um ser humano que desconhece a sensação de sentir que tem um lar?
Outro assunto debatido na sessão ordinária teve origem na 2ª Reunião com Café do CRAS de Itaiópolis no último dia 09 (quarta-feira). Os vereadores concordam que estas são reuniões importantes e necessárias para criarmos uma estratégia que proporcione uma solução para esse problema seríssimo de insegurança pública. Apontaram que nos últimos anos, ao mesmo tempo que o número de roubos e furtos aumentaram o efetivo de policiais foi diminuindo. De uma época onde a cidade contava com um efetivo de 21 policiais militares e poucas ocorrências, hoje, contamos com 14 PM’s e um aumento expressivo nos delitos. A sugestão dos vereadores é aproveitar esse momento em que o debate está fervoroso acerca deste assunto e convocar o Tenente Coronel do Batalhão da PM de Mafra para participar de uma Sessão Ordinária com a presença de nossas lideranças políticas e comunitárias para fazer o que foi feito em outros municípios para conseguir aumento no efetivo de policiais e melhorar as condições de vigília da cidade, pressão política.

A crise de insegurança da população foi instalada nas últimas décadas e vem aumentando junto com o crescimento da cidade. É momento de a sociedade unir forças e buscar soluções para melhorar a condição de segurança dos cidadãos itaiopolenses.

A mobilidade urbana também foi assunto debatido pelos vereadores itaiopolenses e segundo a câmara municipal, temos que considerar a realidade do trânsito em nossa cidade para criar novas alternativas de fluxo. Estas, devem ser apontadas através de um estudo bem feito para melhorar as condições de tráfego, estacionamento e segurança das pessoas. Citada durante o debate, a audiência pública feita há 4 anos aqui na Câmara e que nesse tempo transcorrido, esse assunto de intensa importância para os moradores da cidade ficou deixado de lado. A frota aumentou, o trânsito de caminhões no centro da cidade aumentou e sequer estudamos possibilidades de reorientar o sentido do fluxo nas vias.

Nesse assunto de relevância para a segurança da população, os vereadores concordaram em se unir com as lideranças locais e a população, para buscar uma solução e melhor as condições do trânsito na área central do município.

A sessão também rendeu homenagens aos profissionais de enfermagem itaiopolenses. Usando como referência Florence Nightingale, fundadora da primeira escola de enfermagem do mundo e a pioneira brasileira nesta área Ana Néri, o dia de uma profissão secular, de bravos integrantes que são os únicos a permanecer 24 horas por dia ao lado de um enfermo ficou marcado na sessão ordinária de 14 de maio. Que o exemplo destas brilhantes mulheres Ana Néri e Florence, sempre norteie os profissionais desta área na constante construção da qualidade no atendimento e na manutenção da vida. Que a coragem, a dedicação, o comprometimento com as pessoas e seu amor iluminem o espírito de dedicação de todos profissionais de enfermagem de Itaiópolis.

Sem projetos para serem votados na ordem do dia, o Presidente encaminhou o P.L. 005/2018 as comissões parlamentares permanentes que se reuniram na próxima quinta (17/05) a partir das 09h00 e encerrou os trabalhos da sessão ordinária.