Câmara Municípal | Poder Legislativo do Munípio de Itaiópolis

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Atas

  ATA DA 155ª(Centésima qüinquagésima quinta) SESSÃO ORDINÁRIA, DO 4º PERÍODO LEGISLATIVO ORDINÁRIO, DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA, DA 16ª LEGISLATURA, realizada no dia trinta de julho do ano civil de dois mil e doze, sob a Presidência do Vereador GUIDO GILMAR TURECK, e secretariada pelo Vereador JÚLIO PANCHINIAK. À hora regimental, foi registrada a presença dos seguintes Vereadores: ALCIDES NIECKARZ, GUIDO GILMAR TURECK, FRANCISCO KUIAVA, JULIO PANCHINIAK, LEANDRO RUY KUYAVSKI, MARLETE ARBIGAUS, PAULO SÉRGIO MIREK, JULMAR MARCOS ZERGER e WILSON MATIAS MARCINIAK. Verificada então pelo primeiro Secretário, a existência de número regimental, e obedecendo aos princípios regimentais, o senhor Presidente declarou aberta a sessão solicitando ao primeiro Secretário efetuar a leitura da Ata da 154ª (centésima qüinquagésima quarta) sessão ordinária, onde o mesmo delegou a leitura ao 2º Secretário Vereador Paulo Sérgio Mirek. Atendendo a solicitação e após efetuada a leitura, a referida ata foi apreciada e aprovada por unanimidade. Na continuidade dos trabalhos foi realizada a leitura dos seguintes expedientes: telegrama do Ministério da Saúde, informando a liberação de recursos financeiros, e ofício do Ministério da Educação Informando a liberação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, requerimento do Chefe de Gabinete do Prefeito Municipal, solicitando direito de resposta ao pronunciamento do vereador Paulo Sérgio Mirek, na última sessão ordinária, requerimento de informação nº24/2012, de autoria do vereador Paulo Sérgio Mirek e ainda requerimento de convocação também de autoria do vereador Paulo Sérgio Mirek, a Presidente do IPMI, a fim de prestar esclarecimentos relativos a contribuições previdenciárias devidas e não repassadas pelo Executivo ao Instituto de Previdência do Município. Na continuidade dos trabalhos o Senhor Presidente passou para o Grande Expediente, destinado aos pronunciamentos dos oradores, onde primeiramente destinou palavra a vereadora Marlete Arbigaus, que em seu pronunciamento comentando sobre a má aplicação dos recursos públicos adquiridos pelo município, exemplificou o crechão que recebeu aproximadamente R$700.000,00 (setecentos mil reais) para sua construção e ainda está inacabada, cobrou explicação do Prefeito Municipal, porque a obra está engessada, cobrou também a prestação de contas desta obra com o Governo Federal pelo poder executivo. A vereadora Marlete Arbigaus expôs a situação da população do Bairro Alto Paraguaçu, que necessitam com urgência do funcionamento da creche no Bairro, disse ainda que os recursos para essa construção já foram liberados e a obra ainda não teve seu início, no final de seu pronunciamento a vereadora Marlete, pediu apoio ao vice Prefeito Municipal e ao vereador Francisco Kuiava para que tragam informações sobre o início desta obra. Na seqüência a palavra foi destinada ao vereador Paulo Sérgio Mirek, que iniciou falando sobre as dificuldades enfrentadas pelo povo do interior e também do perímetro urbano, falou sobre uma retro-escavadeira que está trabalhando nas propriedades particulares da comunidade de Casa de Pedra, criticou o Executivo afirmando que não realizam serviços nas estradas principais para poder fazer em propriedades particulares, falou ainda sobre um candidato a Prefeito que esteve no domingo fazendo a medição de uma ponte na localidade de Rio da Estiva. O vereador Paulo Sérgio Mirek, falou ainda sobre a dívida da Prefeitura com o Instituto (IPMI), onde justificou sua convocação da Presidente do Instituto para prestar esclarecimentos sobre o valor a ser pago e como poderá ser parcelado. O vereador Paulo Sérgio Mirek, falou ainda sobre o Projeto de Lei apresentado por ele e pelo vereador Guido Gilmar Tureck, que nomeia ruas no perímetro urbano do Distrito de Itaió, justificou as nomenclaturas com pessoas que viveram suas vidas nesta comunidade, e reforçou que as ruas de nossa cidade deveriam ser nominadas em homenagem a pessoas que viveram em nossa cidade. Seguindo a ordem dos inscritos o senhor presidente passou a palavra ao Vereador Julmar Marcos Zerger, que iniciou seu pronunciamento falando de sua alegria e satisfação, em referência ao atendimento prestado pelos profissionais da saúde a nossa comunidade, o vereador destacou que os acontecimentos positivos de nossa cidade também devem ser lembrados, citou como exemplo as academias da terceira idade que estão sendo muito utilizadas, e também as ambulâncias novas adquiridas recentemente pelo executivo, também teceu comentários a respeito da Secretaria da Ação Social e CRAS, que vem prestando um ótimo trabalho a nossa comunidade. Utilizando de um aparte a vereadora Marlete Arbigaus, afirmou já ter feito elogios a respeito da academia da terceira idade. Na seqüência, o senhor presidente passou a palavra ao vereador Wilson Matias Marciniak, que solicitou a inclusão de seu pronunciamento na integra, a qual foi acatada pelo senhor presidente, iniciou seu pronunciamento justificando trazer esclarecimentos a respeito dos fatos ocorridos na última sessão ordinária, quando foi citado pelo vereador Alcides e teve um aparte negado pelo senhor vereador, “ na oportunidade do referido tratoraço, nada mais fiz na qualidade de vereador, ,cuja maioria dos meus votos foi oriundo da classe agrícola, participei da organização do movimento com a intenção principal de ajudá-los na reinvindicação de um pleito justo, na intenção de ver apenas as rodovias municipais, mais também dentro do possível a realização por parte da administração pública realizar melhorias nos acessos. Ajudando nesse sentido na retirada das suas mercadorias como também no setor da avicultura e suinocultura, cuja situação no momento encontravam-se com dificuldade de acesso. Após esse movimento com a ajuda dos nobres edis, o movimento resultou em melhorias . Na oportunidade do movimento houve por parte do excelentíssimo senhor prefeito o comparecimento junto as lideranças do movimento, se colocando a disposição frente as reinvindicações e apresentando possíveis soluções a serem realizadas de imediato, minimizando a situação encontrada nas estradas. Após os acontecimentos do dia do movimento o excelentíssimo prefeito do PMDB, adquiriu vários maquinários, reestruturando sua frota de máquinas com a finalidade de melhor atender as rodovias municipais. Enfim minha participação não foi entendida por muitos, mas assumindo a liderança do movimento não só como vereador eleito pelo povo itaiopolense, mas também na condição de produtor rural que sou, assumi a bandeira do movimento, tendo a certeza de que a minha decisão e minha atitude tinha a finalidade social, visando o bem comum do segmento agropecuário, bem como do comércio local. Diferentemente da intenção do nobre vereador Alcides, que na última sessão, quando usando a palavra tentou macular, denegrindo a minha imagem. Pois tive das melhores intenções com aquele movimento, ajudando os agricultores com as suas reinvindicações, em nenhum momento subi ao palanque com intensão de prejudicar o executivo, mas sim ajudar a defender os colonos, não foi o seu caso vereador Alcides que também deveria valorizar o setor agrícola, responsável por grande parte do movimento econômico deste município, sendo o senhor um contabilista formado que sabe, ou deveria saber dos valores que o setor agrícola contribui com o município em impostos. Nobre vereador o senhor deveria estar junto no movimento pois tratava-se de uma reinvindicação justa para o setor, pois era interessante ter todos os vereadores juntos naquele movimento, pois todos nós fomos eleitos para representar todas as classes sociais do nosso município. O que me estranha são as suas atitudes contrárias ao tratoraço, agora o senhor vem me convidar para fazer um novo tratoraço? Tenha certeza vereador que coragem não faltou, a prova é tanta que o tratoraço aconteceu, me estranha ainda mais que você se dizia da base do governo e também até as 17:00(dezessete) horas do dia 30 de junho de 2012, momentos antes da convenção o senhor estava do lado de fora da Câmara Municipal, esperando para ser convidado a ser vice do PMDB, o que não aconteceu, é público e notório a vontade do senhor de concorrer nessas eleições como vice prefeito, não apenas do PMDB, mas também como dos demais partidos, fato esse que não obteve êxito, o que por certo lhe causou diversos sentimentos. Seguindo a ordem dos inscritos o senhor presidente passou a palavra ao vereador Alcides Nieckarz, que iniciou seu pronunciamento solicitando o envio de um ofício ao executivo municipal pedindo providências no sentido de melhorias nas estradas do interior, citou exemplo as estradas da localidade de Uvaraneira, que estão em péssimas condições, solicitou ainda no uso da tribuna a confecção de requerimento de informação sobre a licitação do recapeamento asfáltico no entorno da rodoviária, segundo o vereador teve informações de que este recapeamento foi licitado na ordem de R$360.000,00(trezentos e sessenta mil reais), e mesmo antes da chegada da empresa vencedora no município esta obra já teve um aditivo no valor de R$90.000,00(noventa mil reais), e ainda sobre a suposta aquisição de 93(noventa e três)metros de pedra britada por parte do município para colocar nestas ruas. O vereador Alcides Niekarz, solicitou a expedição de mais um requerimento de informação, desta vez sobre o paradeiro das ditas patrolinhas adquiridas pelo município e a disposição da Secretaria Municipal da Agricultura, ainda no uso da palavra o vereador Alcides dirigiu-se ao vereador Wilson, a respeito do tratoraço, afirmando que não foi convidado a participar do mesmo, e ainda, que soube da sua realização no dia em que estava acontecendo, e sobre o impeachmend, justificou seu voto a favor do prefeito foi o melhor possível, na ocasião pensou mais no município. Após o pronunciamento dos vereadores o senhor presidente concedeu direito de resposta ao senhor Jair José Hirth, chefe de gabinete do Prefeito Municipal, por ter sido citado na sessão anterior, que iniciou fazendo uma explanação sobre sua atuação na Câmara de Vereadores e também como presidente do Instituto de Previdência do Município de Itaiópolis, explicou que atualmente é nomeado Chefe de Gabinete do Prefeito Municipal, e que muito contribui para o município, trabalhando em conjunto com todas as Secretarias Municipais, e com a colaboração de todos os servidores municipais, e citou ainda a colaboração do ex-diretor da 25ª Secretaria de Desenvolvimento Regional de Mafra, Senhor Alceu Gaio, o qual conseguiu muitos recursos da esfera Estadual e também Federal em benefício de todo nosso povo. Não havendo mais inscritos para a oratória o senhor presidente passou a ordem do dia colocando primeiramente em votação o requerimento de Informação nº24/2012, de autoria do vereador Paulo Sérgio Mirek, e requerimento convocando a presidente do IPMI, também de autoria do vereador Paulo Sérgio Mirek, onde ambos receberam aprovação unânime, e ainda Projeto de Lei nº34/2012, de autoria dos vereadores Guido Gilmar Tureck e Paulo Sérgio Mirek, que recebeu aprovação unânime, sem mais matérias para deliberação do plenário, o senhor Presidente deu por encerrada a presente sessão ordinária, agradeceu a presença de todos, e convidou os senhores vereadores e a senhora vereadora para a próxima reunião ordinária a realizar-se no dia 06 de agosto de 2012, nas formas Regimentais.

Sala das Sessões em 30 de julho de 2012.



JULIO PANCHINIAK
1º Secretário


GUIDO GILMAR TURECK
Presidente




  • até


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Sessão Ordinária, dia 06    


Março / 2015

Sessão Ordinária, dia 30    Sessão Ordinária, dia 23    Sessão Ordinária, dia 16    
Sessão Ordinária, dia 09    Sessão Ordinária, dia 02    


Fevereiro / 2015

Sessão Ordinária, dia 23    Sessão Ordinária, dia 18    Sessão Ordinária, dia 09    
Sessão Ordinária, dia 02    


Dezembro / 2014

Sessão Ordinária, dia 15    Sessão Ordinária, dia 08    Sessão Ordinária, dia 01    


Novembro / 2014

Sessão Ordinária, dia 24    Sessão Ordinária, dia 17    Sessão Extraordinária, dia 14    
Sessão Ordinária, dia 10    Sessão Ordinária, dia 03    


Outubro / 2014

Sessão Ordinária, dia 28    Sessão Ordinária, dia 27    Sessão Ordinária, dia 20    
Sessão Ordinária, dia 13    Sessão Ordinária, dia 06    


Setembro / 2014

Sessão Ordinária, dia 29    Sessão Ordinária, dia 22    Sessão Ordinária, dia 15    
Sessão Ordinária, dia 01    


Agosto / 2014

Sessão Ordinária, dia 25    Sessão Ordinária, dia 18    Sessão Ordinária, dia 11    
Sessão Ordinária, dia 08    Sessão Ordinária, dia 04    


Julho / 2014

Sessão Ordinária, dia 28    Sessão Ordinária, dia 21    Sessão Ordinária, dia 14    
Sessão Ordinária, dia 07    Sessão Ordinária, dia 07    


Junho / 2014

Sessão Ordinária, dia 30    Sessão Ordinária, dia 24    Sessão Ordinária, dia 16    
Sessão Ordinária, dia 09    Sessão Ordinária, dia 02    


Maio / 2014

Sessão Ordinária, dia 26    Sessão Ordinária, dia 19    Sessão Ordinária, dia 12    
Sessão Ordinária, dia 05    


Abril / 2014

Sessão Ordinária, dia 28    Sessão Ordinária, dia 22    Sessão Ordinária, dia 14    
Sessão Ordinária, dia 07    


Março / 2014

Sessão Ordinária, dia 31    Sessão Ordinária, dia 24    Sessão Ordinária, dia 17    
Sessão Ordinária, dia 10    Sessão Ordinária, dia 05    


Fevereiro / 2014

Sessão Ordinária, dia 24    Sessão Ordinária, dia 17    


Dezembro / 2013

Sessão Ordinária, dia 16    Sessão Ordinária, dia 09    Sessão Ordinária, dia 02    


Novembro / 2013

Sessão Ordinária, dia 25    Sessão Ordinária, dia 18    Sessão Ordinária, dia 11    
Sessão Ordinária, dia 04    


Outubro / 2013

Sessão Ordinária, dia 29    Sessão Ordinária, dia 21    Sessão Ordinária, dia 14    
Sessão Ordinária, dia 07    


Setembro / 2013

Sessão Ordinária, dia 30    Sessão Ordinária, dia 23    Sessão Ordinária, dia 16    
Sessão Ordinária, dia 09    Sessão Ordinária, dia 02    


Agosto / 2013

Sessão Ordinária, dia 26    Sessão Ordinária, dia 19    Sessão Ordinária, dia 12    
Sessão Ordinária, dia 05    Sessão Ordinária, dia 05    


Julho / 2013

Sessão Ordinária, dia 29    Sessão Ordinária, dia 22    Sessão Ordinária, dia 15    
Sessão Ordinária, dia 08    Sessão Ordinária, dia 01    


Junho / 2013

Sessão Ordinária, dia 24    Sessão Ordinária, dia 17    Sessão Ordinária, dia 10    
Sessão Ordinária, dia 03    


Maio / 2013

Sessão Extraordinária, dia 27    Sessão Ordinária, dia 27    Sessão Ordinária, dia 13    
Sessão Ordinária, dia 06    


Abril / 2013

Sessão Ordinária, dia 29    Sessão Ordinária, dia 22    Sessão Ordinária, dia 15    
Sessão Ordinária, dia 08    Sessão Ordinária, dia 01    


Março / 2013

Sessão Ordinária, dia 25    Sessão Ordinária, dia 18    Sessão Ordinária, dia 11    
Sessão Ordinária, dia 04    


Fevereiro / 2013

Sessão Ordinária, dia 25    Sessão Ordinária, dia 18    Sessão Ordinária, dia 15    


Janeiro / 2013

Sessão Solene , dia 01    


Dezembro / 2012

Sessão Ordinária, dia 17    Sessão Ordinária, dia 10    Sessão Ordinária, dia 03    


Novembro / 2012

Sessão Ordinária, dia 28    Sessão Ordinária, dia 19    Sessão Ordinária, dia 12    
Sessão Ordinária, dia 05    


Outubro / 2012

Sessão Ordinária, dia 29    Sessão Ordinária, dia 22    Sessão Ordinária, dia 15    
Sessão Ordinária, dia 08    Sessão Ordinária, dia 01    


Setembro / 2012

Sessão Ordinária, dia 17    Sessão Ordinária, dia 10    Sessão Ordinária, dia 03    


Agosto / 2012

Sessão Ordinária, dia 27    Sessão Ordinária, dia 20    Sessão Ordinária, dia 13    
Sessão Ordinária, dia 06    


Julho / 2012

Sessão Ordinária, dia 30    Sessão Ordinária, dia 23    Sessão Ordinária, dia 16    
Sessão Ordinária, dia 09    Sessão Ordinária, dia 02    


Junho / 2012

Sessão Extraordinária, dia 26    Sessão Ordinária, dia 25    Sessão Ordinária, dia 18    
Sessão Ordinária, dia 11    Sessão Ordinária, dia 04    


Maio / 2012

Sessão Ordinária, dia 28    Sessão Ordinária, dia 28    Sessão Ordinária, dia 14    
Sessão Ordinária, dia 07    Sessão Ordinária, dia 02    


Abril / 2012

Sessão Ordinária, dia 23    Sessão Ordinária, dia 16    Sessão Ordinária, dia 09    


Março / 2012

Sessão Ordinária, dia 26    Sessão Ordinária, dia 19    Sessão Ordinária, dia 05    


Outubro / 2011

Sessão Ordinária, dia 10    Sessão Ordinária, dia 03    


Setembro / 2011

Sessão Ordinária, dia 26    Sessão Ordinária, dia 19    Sessão Ordinária, dia 12    
Sessão Ordinária, dia 05    


Agosto / 2011

Sessão Ordinária, dia 29    Sessão Ordinária, dia 22    Sessão Ordinária, dia 15    
Sessão Ordinária, dia 08    Sessão Ordinária, dia 01    


Julho / 2011

Sessão Ordinária, dia 25    Sessão Ordinária, dia 18    Sessão Ordinária, dia 11    
Sessão Extraordinária, dia 06    Sessão Ordinária, dia 04    Sessão Ordinária, dia 04    


Junho / 2011

Sessão Ordinária, dia 20    Sessão Ordinária, dia 13    Sessão Ordinária, dia 06    


Maio / 2011

Sessão Ordinária, dia 30    Sessão Ordinária, dia 23    Sessão Ordinária, dia 16    
Sessão Ordinária, dia 09    Sessão Ordinária, dia 02    


Abril / 2011

Sessão Ordinária, dia 25    Sessão Ordinária, dia 18    Sessão Ordinária, dia 11    
Sessão Ordinária, dia 04    


Março / 2011

Sessão Ordinária, dia 28    Sessão Ordinária, dia 21    Sessão Ordinária, dia 14    
Sessão Ordinária, dia 09    


Fevereiro / 2011

Sessão Ordinária, dia 28    Sessão Ordinária, dia 21    Sessão Ordinária, dia 15    


Dezembro / 2010

Sessão Ordinária, dia 13    Sessão Ordinária, dia 06    


Novembro / 2010

Sessão Ordinária, dia 29    Sessão Ordinária, dia 22    Sessão Ordinária, dia 16    
Sessão Ordinária, dia 08    Sessão Ordinária, dia 03    


Outubro / 2010

Sessão Ordinária, dia 25    Sessão Extraordinária, dia 20    Sessão Ordinária, dia 18    
Sessão Ordinária, dia 11    Sessão Ordinária, dia 04    


Setembro / 2010

Sessão Ordinária, dia 27    Sessão Ordinária, dia 20    Sessão Ordinária, dia 13    
Sessão Ordinária, dia 06    


Agosto / 2010

Sessão Ordinária, dia 30    Sessão Ordinária, dia 23    Sessão Ordinária, dia 16    
Sessão Ordinária, dia 09    Sessão Ordinária, dia 02    


Julho / 2010

Sessão Extraordinária, dia 29    Sessão Extraordinária, dia 27    Sessão Extraordinária, dia 26    
Sessão Ordinária, dia 19    Sessão Extraordinária, dia 13    Sessão Extraordinária, dia 12    
Sessão Ordinária, dia 05    


Junho / 2010

Sessão Ordinária, dia 28    Sessão Ordinária, dia 21    Sessão Ordinária, dia 14    
Sessão Ordinária, dia 07    


Maio / 2010

Sessão Ordinária, dia 31    Sessão Ordinária, dia 24    Sessão Ordinária, dia 17    
Sessão Ordinária, dia 10    Sessão Ordinária, dia 03    


Abril / 2010

Sessão Ordinária, dia 26    Sessão Ordinária, dia 19    Sessão Ordinária, dia 12    
Sessão Ordinária, dia 05    


Março / 2010

Sessão Ordinária, dia 29    Sessão Ordinária, dia 22    Sessão Ordinária, dia 15    
Sessão Ordinária, dia 08    Sessão Ordinária, dia 01    


Fevereiro / 2010

Sessão Ordinária, dia 22    Sessão Ordinária, dia 17    Sessão Ordinária, dia 17    


Dezembro / 2009

Sessão Ordinária, dia 14    Sessão Ordinária, dia 07    


Novembro / 2009

Sessão Ordinária, dia 30    Sessão Ordinária, dia 23    Sessão Ordinária, dia 16    
Sessão Ordinária, dia 09    Sessão Ordinária, dia 03    


Outubro / 2009

Sessão Ordinária, dia 27    Sessão Ordinária, dia 19    Sessão Ordinária, dia 13    
Sessão Ordinária, dia 05    


Setembro / 2009

Sessão Ordinária, dia 28    Sessão Ordinária, dia 21    Sessão Ordinária, dia 14    
Sessão Ordinária, dia 08    


Agosto / 2009

Sessão Ordinária, dia 31    Sessão Ordinária, dia 24    Sessão Ordinária, dia 17    
Sessão Ordinária, dia 10    Sessão Ordinária, dia 03    


Julho / 2009

Sessão Ordinária, dia 27    Sessão Ordinária, dia 20    Sessão Ordinária, dia 13    
Sessão Ordinária, dia 06    


Junho / 2009

Sessão Ordinária, dia 29    Sessão Ordinária, dia 22    Sessão Ordinária, dia 15    
Sessão Ordinária, dia 08    Sessão Ordinária, dia 01    


Maio / 2009

Sessão Ordinária, dia 25    Sessão Ordinária, dia 18    Sessão Ordinária, dia 11    
Sessão Ordinária, dia 04    


Abril / 2009

Sessão Ordinária, dia 27    Sessão Ordinária, dia 22    Sessão Ordinária, dia 13    
Sessão Ordinária, dia 06    


Março / 2009

Sessão Ordinária, dia 30    Sessão Ordinária, dia 23    Sessão Ordinária, dia 16    
Sessão Ordinária, dia 09    Sessão Ordinária, dia 02    


Fevereiro / 2009

Sessão Ordinária, dia 25    Sessão Ordinária, dia 16    Sessão Ordinária, dia 16    
Sessão Extraordinária, dia 11    Sessão Extraordinária, dia 09    


Janeiro / 2009

Sessão Extraordinária, dia 14    



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