Câmara Municípal | Poder Legislativo do Munípio de Itaiópolis

Câmara Municípal | Poder Legislativo do Munípio de Itaiópolis

Brasão de Itaiópolis


Brasão de Itaiópolis



Notas explicativas sobre as armas de Itaiópolis



A descrição, em detalhes, dos elementos que compõe o novo Brasão do município, está contida no texto da Lei nº 036/94 de 22/09/94.


As notas explicativas relacionadas a seguir, descritas de maneira didática, tem por objetivo facilitar a compreensão de seus elementos.


01 – Coroa Mural Torreada é o emblema privativo e consagrado no Brasil, do município e da autonomia que lhe é garantido na Constituição Federal. Sua forma encerra alusão simbólica a própria cidade, sede municipal. As quatro torres são apresentadas logicamente de conformidade com a perspectiva, isto é, vê-se uma torre inteira no centro e meia torre de cada lado dela, estando encoberta ao observador frontal a quarta torre.


02 – Estrela de Seis Raios, de Prata (branca): Situada a esquerda, na parte superior do campo do escudo, combinada com esmalte azul, representa o intenso e tradicional fervor religioso dos itaiópolenses, bem demonstrado nas notáveis igrejas e demais templos aqui edificados. A estrela recorda, em especial, a forte devoção a Nossa Senhora, padroeira da paróquia sede do município e de outras igrejas locais.


03 – Cruz de Ouro (Amarela): Situada ao centro, na parte superior do escudo, cujos braços terminam em pequenas cruzes e, exatamente por isso, é denominada recruzetada. A cruz lembra o intenso sentimento cristão e o tradicional fervor religioso dos imigrantes alemães, poloneses e ucranianos, que se transmitiram naturalmente e são conservados por seus descendentes, fato bem demonstrado na edificação, dentre outros templos cristãos notáveis e a simples titulo ilustrativo, da Igreja dedicada a Santo Estanislau.


04 – Roseta de Espora: Situada a direita, na parte superior do escudo, lembra o importante papel representado, desde os tempos coloniais, pela "Estrada da Mata", que servia à movimentação de tropas militares e era percorrida por tropeiros que conduziam tropas de bovinos e de equinos dos Campos do Rio Grande do Sul em demanda de Curitiba, São Paulo e Sorocaba. Esse caminho atravessava terras hoje pertencentes à Itaiópolis, e sua abertura estimulou a exploração territorial e o primitivo povoamento da região.


05 – Asna de Ouro (Amarela): "Peça" heráldica em forma de V invertido, sugere, em primeiro lugar, a localização geográfica de Itaiópolis em altitude elevada, na Região do Planalto Norte Catarinense. Faz alusão também, em particular, ao morro do Taió, marco inconfundível, por suas características físicas, na paisagem do citado planalto cujo o nome está vinculado intimamente à denominação do próprio município. A asna é de ouro(amarela) para indicar a fertilidade, e portanto, a expressiva riqueza representada pelas terras do município(áreas cultiváveis e reservas florestais).


06 – Três Flores Estilizadas: Denominadas "quinquefólias" em arte heráldica, em cores diferentes, colocadas sobre a asna completam a ideia de riqueza do município, que deve ser preservada com carinho e zelo permanente. Elas indicam que, em Itaiópolis e em todo Planalto Norte Catarinense, existe, ainda, uma das mais ricas vegetações do estado, por sua diversidade e valor ecológico, científico e econômico. Elas recordam também que, desde os primórdios de sua colonização, predominaram as atividades de extração e beneficiamento de madeira e erva mate, e que a agricultura e a pecuária são as principais atividades econômicas de Itaiópolis.


07 – Listel: Colocado sob a ponta do escudo, em azul, contém apenas, em letras douradas, o nome do município. Ambos os esmaltes, correspondem, por conseguinte, às cores oficiais do município de Itaiópolis, azul e amarelo.


08 – O Esmalte do "Campo" do Escudo: Blau(azul), é também a cor do céu e, por isso, simboliza todas as ideias que consideramos elevadas. Constância, amor à Pátria, devoção, fidelidade, nobreza e propósitos altos e sublimes. (cf. Piero Guelf Camajani, "dicionário Aráldico").


Informações Complementares.


É importante observar ainda que, além dos elementos específicos descritos em cada peça, as armas do município lembram também a vivência harmônica e boa integração social, em comunidade ordeira, harmoniosa e laboriosa, no Estado de Santa Catarina, de originária população e de imigrantes oriundos da Polônia, da Ucrânia e da Alemanha, que juntos e também através de seus descendentes aqui nascidos ajudam a construir a grandeza do Brasil. Esse fato está simbolizado nas cores do brasão, combinadas entre si.


- verde e amarelo, as cores nacionais brasileiras.


- verde e branco, as cores básicas da bandeira do Paraná, sob cuja jurisdição e governo o município esteve subordinado até 1917, ou seja, no inicio de seu povoamento, dirigido sob a primitiva denominação de "Colônia Lucena" e à época da criação de sua organização administrativa municipal e da escolha do nome que ora ainda conserva.


- vermelho e verde, as cores oficiais do estado de Santa Catarina.


- vermelho e branco, as cores da bandeira da Polônia.


- azul e amarelo, as cores da bandeira da Ucrânia.


- vermelho e amarelo, duas das cores principais da bandeira da Alemnaha.


Download

Brasão

Palavra Chave

Buscar Leis de Itaiópolis

Vereadores

Vereadores
Av. Tancredo Neves, 68 - Centro - 89340-000 - Itaiópolis-SC - (47) 3652-2233 - contato@camaraitaiopolis.sc.gov.br
Cámara Municipal de Itaiópolis - Todos os Direitos Reservados