Sessão ordinária do dia 4 de junho

Sessão ordinária do dia 4 de junho  O 3º Batalhão é responsável por atender 4 municípios, Itaiópolis, Papanduva, Monte Castelo e Mafra. Em nossa última sessão, conduzimos novamente o debate acerca da construção de maior sensação de segurança para as pessoas de nossa cidade. Para dar maior consistência a pauta, o Tenente Cel. Marcelo Pereira se fez presente e utilizou a tribuna livre.

No primeiro ponto o Ten. Cel. trouxe informações do departamento de inteligência da PM Catarinense referentes a nossa cidade, respectivos aos períodos de janeiro a maio nos anos de 2017 e 18.

Um dado interessante trazido pelo Ten. Cel. é de que 80% dos envolvidos nas ocorrências atendidas pela PM de Itaiópolis estão na faixa etária de 18 a 34 anos de idade e a maioria destes indivíduos está acima dos 25 anos.

Ao trazer essas informações, notamos que a intensão da PM é fomentar que a comunidade tenha interesse na participação do processo de construção da sensação de segurança através da criação de projetos preventivos. Como? Criação de um Conselho Comunitário de Segurança que vai delimitar quais são as metas e prioridades para segurança da comunidade, Patrulha Rural, Rede de Vizinhos, Proerd, Vídeo Monitoramento, entre outros projetos preventivos. Para que estes projetos aconteçam é fundamental a participação do Poder Executivo, Poder Legislativo, empresários, comércio e a comunidade no processo de potencialização dos profissionais de segurança pública, auxiliando financeiramente na aquisição de tecnologia de comunicação e equipamentos adequados ao trabalho a ser desenvolvido. Um exemplo, para melhor eficiência da Patrulha Rural o ideal é um veículo potente com tração 4x4, a sociedade civil organizada fornece o equipamento e a PM entra com o efetivo policial na execução do projeto. Então,segundo o Ten. Cel., é imprescindível que haja engajamento da comunidade nesse processo de construção da sensação de segurança.

Outro ponto debatido é a questão do por que os furtos têm aumentado. Um dos pontos está ligado a fragilidade na legislação brasileira. Mesmo que o ladrão seja preso em flagrante, ele acaba sendo solto na audiência de custódia e essa sensação de impunidade acaba incentivando o criminoso a voltar a cometer o crime tão logo esteja à vontade em liberdade. O furto também está bastante ligado ao tráfico de drogas, o viciado furta para sustentar seu vício e isso remete a outro aspecto social responsável pelo auto índice de furtos, o desemprego, viciado sem dinheiro faz o que? Furta!

A segurança não é algo concreto que se possa pegar e sim uma sensação, ou você se sente seguro ou não. O princípio do processo de construção da sensação de segurança está em conhecer nossos indicadores sociais: índices de desenvolvimento e geração de emprego, oferta de qualificação profissional, qual é a realidade social do indivíduo que pratica a ilegalidade e quais são os aspectos sociais que cercam este indivíduo e fomentam a mentalidade criminosa e a partir disso, então, decidir quais são as prioridades e metas para as forças de segurança.